CabelosSaúde

9 passos para recuperar o brilho do seu cabelo

Publicado em

De onde vem esse brilho?

Você já reparou que quando a luz incide sobre uma superfície lisa, como um espelho, por exemplo, ela reflete brilho? A mesma coisa acontece com o cabelo. As cutículas capilares formam a camada mais externa do fio e têm a função de criar uma barreira de proteção contra agentes externos, como os produtos químicos. Se elas estiverem alinhadas e planas, como se fossem escamas bem encaixadinhas, os fios ficam radiantes e brilhantes. Mas se estiverem desalinhadas e abertas, há perda de água e proteínas e a superfície fica porosa e não reflete luz. E aí… adeus brilho.

Para ter cabelo brilhante nos 365 dias do ano

1 – Cuide do seu cardápio

(Giphy//Giphy)

Segundo Alex Gomes, terapeuta capilar da Esmell Leblon, a alimentação está totalmente relacionada à saúde e beleza da pele, unhas e cabelo. “Alimentos ricos em nutrientes, proteínas, vitamina B12, ferro e sais minerais são ideais. Então, coloque frutas, legumes e verduras no prato e tome bastante água”, ensina. 

2 – Evite o contato com sal e cloro

“Estas substâncias penetram na cutícula e, devido ao seu baixo pH, tornam o fio fraco e opaco. Para protegê-lo, o ideal é aplicar um bom leave-in e, ao sair do mar ou da piscina, enxaguar com água mineral ou do chuveiro”, aconselha Rudi Werner, cabeleireiro do Werner Coiffeur.

3 – Cuidado com o excesso de químicas

Os alisamentos removem água, aminoácidos e queratinas, elementos responsáveis por manter a fibra capilar forte e saudável. Já as tinturas contêm ativos que abrem as cutículas e comprometem sua estrutura. “Quando o produto leva amônia na composição, o risco é ainda maior, já que para despigmentar o fio o produto abre as escamas”, alerta Eli Augusto, cabeleireiro do Studio Voyage Instituto de Beleza. Então, para preservar a saúde e o brilho, peça a avaliação de um profissional antes de realizar um tratamento químico e sempre respeite o intervalo entre os procedimentos.

4 – Dê um banho de cor

(Giphy//9 passos para recuperar o brilho do seu cabelo/Giphy)

Muitas vezes os fios tingidos ficam desbotados e opacos rapidamente. Se quiser recuperar um brilho radiante antes do período de retoque, aplique um tonalizante”, aconselha Henrique Silva, do salão Square by Romeu Felipe.

5 – Use bons cosméticos

Invista em produtos capazes de recuperar a vitalidade e a saúde do fio. A Linha extra Brilho e Força, da Plusbelle, por exemplo, é rica em ceramidas que auxiliam na nutrição e restauração, reparando e preenchendo as cutículas danificadas e prevenindo danos futuros.

6 – Enxágue bem o cabelo

Retire o excesso de shampoo e condicionador e não exagere na quantidade de leave-in. Esses resíduos se acumulam na superfície do cabelo e roubam o brilho natural.

7 – Aposte no frio!

(Giphy//9 passos para recuperar o brilho do seu cabelo/Giphy)

Quando lavar os fios, dê o último enxágue com água fria. E na hora de secar, finalize com um jato de ar frio. Assim você fecha a cutícula e aumenta a área de reflexo da luz.

8 – Proteja do excesso de calor

Aplique um leave-in com protetor térmico nos fios, para protegê-los das altas temperaturas do secador e da chapinha”, ensina Henrique. E dê preferência aos que levam silicone na composição, pois o ativo sela as cutículas e ajuda a reparar a fibra capilar.

9 – Hidratação, sempre

Ela é essencial para reconstruir o fio dos desgastes diários. O cabelo normal deve ser hidratado uma vez por semana; o ressecado, duas vezes por semana, e o oleoso, uma vez por mês. “Após lavar, aplique a máscara, coloque uma touca de banho para potencializar o resultado e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, enxague bem”, ensina Alex.

Fonte: M de Mulher