BelezaCabelos

Cabelo curto: o que você precisa saber antes de aderir

Publicado em

Não é só cabelo comprido que é sensual. O curto, que deixa a nuca à mostra, também é superfeminino e provocante. Há diversas opções de cortes, que caem como uma luva para cada estilo de mulher. “Um mais lindo que o outro, eles são democráticos e se encaixam perfeitamente nos vários formatos de rosto e diferentes texturas de fios”, comenta Natieli Coghi, cabeleireira do salão Criar by Fabinho Araújo. Com vontade de apostar nesta tendência e repaginar o visual? Então confira as dicas e escolha já o seu curto!

Harmonia e equilíbrio

Wilson Farias, cabeleireiro visagista do salão Etnic, conta que esse corte fica bem em praticamente todos os tipos de rosto, mas quem tem a face arredondada, para um resultado harmônico, deve preferir um corte feito em camadas.

Qual a textura dos seus fios?

  • Lisos: Para esse tipo de cabelo, é indicado apostar num curto desfiado. “Assim você evita marcas de tesouradas e proporciona um aspecto mais fluido e leve”, ensina Ulisses. Evite o corte com navalha, que deixa os fios mais baixos e finalize com spray de fixação e pomadas de efeito mate.
  • Ondulado: Se o volume for natural, o corte pode ser feito com navalha. “E vale também repicar para valorizar as ondas. Use um finalizador em versão leitosa (nem cremosa nem líquida) para não pesar. Se o produto tiver uma leve fixação, melhor. Mas se for um cabelo murchinho, evite cortá-lo à navalha, e finalize com mousse, para dar volume e manter o ondulado”, orienta Natieli.
  • Cacheados: Segundo Ulisses, há alguns pontos a serem considerados na hora do corte. Um deles é: quanto mais os fios estão do mesmo comprimento, mais volume. “Por outro lado, quando desfiados, os cachos ficam soltos e abertos, como se os desestruturássemos. Por isso, o profissional deve ponderar o quanto desfiar. Para finalizar, mousse de fixação média ou creme de pentear”.
  • Crespo: Natieli recomenda deixar a navalha de lado. “O repicado vem só para dar acabamento na estrutura natural do cabelo. O bacana não é diminuir o volume, e sim valorizá-lo”. É importante também caprichar na hidratação, já que o crespo tende a ressecar. Para finalizar, use produtos com pouca fixação, para não pesar.

3 dicas para manter seu curto perfeito

  1. Detalhe pós-sono: “Geralmente os fios ficam amassados ao acordar e, em alguns casos, não será possível prendê-los. Antes de ajeitá-los, considere umedecer os fios para modelar com mais facilidade.
  2. Aumente a frequência de corte, o recomendado é entre 30 e 40 dias, para manter a forma desejada.
  3. “Geralmente o número de lavagens em um cabelo curto é maior, e, por isso, eles tendem a ressecar. Portanto, use um shampoo com agentes hidratantes, aplique uma máscara de hidratação duas vezes por semana e passe um leave-in com proteção térmica”, aconselha Wilson Farias.

Fonte: M de Mulher