Beleza

Corte médio: tudo sobre o comprimento que está em alta!

Publicado em

Não é curto e nem comprido. Mas nem por isso o corte médio é inexpressivo ou sem graça. Muito pelo contrário! Prático, versátil e feminino, o comprimento fica bem em mulheres de diferentes idades e texturas de fios, além de estar na moda. “O médio da vez vai do fim do pescoço até quatro dedos abaixo do ombro”, explica Ulisses SJ, hairstylist do E.A. Creative Salon. Pensando em apostar nesta tendência? Então confira nossas dicas e renda-se de vez!

Rosto em harmonia

Segundo Ulisses, este look fica bem para todos os tipos de rosto, devendo apenas adequar o tamanho de franja. “Para quem tem uma face mais redonda ou oval, a sugestão é investir em uma franja longa ou diagonal. Já o quadrado fica bem com franjinha curta”. O hairstylist Eli Augusto, do Studio Voyage Instituto de Beleza, avisa que quem tem o rosto triangular, com o maxilar mais largo, pode adotar uma franja longa, na altura entre o nariz e a boca. “Porém, se for o contrário, ou seja, o queixo mais fino e têmporas mais largas, o conselho é deixá-la mais curta, entre as sobrancelhas e os olhos, para equilibrar as proporções”.

Qual a textura dos fios?

  • Lisos: “É indicado um desfiado, que dá movimento, leveza e parece aumentar o volume. Geralmente, quem opta por esse comprimento deseja fugir do liso ‘escorrido’ e quer mais balanço para os fios”, conta Eli. Vale aplicar uma cera para realçar as pontas desfiadas.
  • Ondulados: já possuem movimento natural. Para favorecer essa característica, também invista no desfiado, que proporciona balanço e evita o efeito blocado e pesado. Para a finalização, o hairstylist Ítalo Cardoso, da Esmell Leblon, indica um texturizador para garantir mais volume e levantar a raiz. “Modele levemente com uma pomada e amasse os fios úmidos de baixo para cima”, aconselha.
  • Cacheados: para que os cachos se encaixem e tenham bom caimento, Eli sugere um desfiado do meio até as pontas, alternando uma mecha mais curta e outra mais longa, para obter um volume mais natural. Conclua o processo com um ativador de cachos.
  • Crespos: “a recomendação é deixá-lo levemente desfiado, e desbastar um pouquinho para reduzir o volume. Fica um corte bonito e elegante. Para garantir um resultado ainda mais incrível, aposte em produtos que ajudam a controlar o frizz e capriche na hidratação”, sugere Eli.

Long Bob: o médio da vez

Segundo o hairstylist Sandro Cassolari, do salão Square by Romeu Felipe, o Long Bob, que tem a base reta, na altura dos ombros, veio para ficar. O corte fica bem em todas as mulheres, tem mil e uma possibilidades, e o resultado pode mudar bastante, conforme a finalização. É possível seguir o clássico estilo Chanel, ou radicalizar no repicado, para um visual moderno e ousado. Além disso, você pode variar as texturas: usar os fios escovados, lisos, fazer ondas suaves com babyliss ou adotar o efeito podrinho, bem despojado. “E se quiser prender, dá para fazer inúmeros penteados”, avisa Sandro.

4 motivos para apostar no médio

  1. Look democrático
    O comprimento confere leveza e movimento natural a qualquer tipo de fio, valorizando todas as mulheres.
  2. Fios saudáveis e brilhantes
    Se você exagerou nas escovas progressivas, tinturas e outras químicas, aproveite a onda dos médios: corte as pontas maltratadas e recupere a saúde dos fios.
  3.  É fácil de cuidar
    “Para manter o caimento perfeito, o ideal é cortar a cada três meses. No mais, basta seguir os cuidados básicos, como caprichar na hidratação, usar produtos adequados e investir nos protetores térmicos antes do secador, chapinha ou babyliss”, ensina Bruno Ximendes, hairstylist do salão CKamura.
  4. Destaca os acessórios
    A maquiagem e as bijuterias, como brincos e colares, ganham destaque com o cabelo médio: afinal o rosto, o pescoço e o colo ficam mais visíveis. Arrase na produção!