BelezaCabelos

Dicas que disfarçam a sensação de encolhimento dos crespos

Publicado em

Quem tem cabelo crespo conhece bem essa agonia: ir ao cabeleireiro, pedir para cortar apenas as pontinhas porque quer deixá-lo crescer, e esperar o tempo passar e nada. Parece até que o cabelo encolhe em vez de crescer!

Segundo Wesley Nóbrega, cabeleireiro do Studio W Higienópolis, em São Paulo, os fios parecem diminuir de comprimento devido ao fator de encolhimento, uma característica dos crespos ou cacheados muito fechados, que têm formato de espiral ou ziguezague. “Quando secam, os cachos apertam e encolhem, como uma mola, e por isso parecem mais curtos”, explica.

Para driblar o problema:

  • Em casa, capriche na hidratação e finalização. Use um leave-in com óleo vegetal, mais leve, para desembaraçar e estilizar os fios.
  • Use um pente garfo, com dentes mais espaçados, para pentear a raiz e soltar os cachos. “O resultado é maravilhoso”, conta Gil Scawia, cabeleireiro do Hi Salão.
  • Evite passar chapinha diretamente no cabelo para alisá-lo, e não exagere na escova. Estes processos desmancham o cacheado e esticam os fios, dando a sensação que cresceram, mas o excesso de calor poderá danificar a fibra capilar.
  • Invista na esticadinha do bem: aplique um protetor térmico no cabelo e quando estiver quase seco, posicione o secador de cima para baixo, direcionando o jato de ar quente diretamente para a raiz e puxando-a com os dedos. Repita esse processo, mecha por mecha. Os cachos soltos e a raiz mais lisa reduzem o efeito encolhimento. “Se quiser um resultado mais duradouro, entre 3 e 6 meses, faça um relaxamento no salão. Os cachos ficam suaves e você consegue notar o crescimento dos fios”, aconselha Wesley.

Você conhece o Banding?

“A técnica diminui o fator encolhimento sem utilizar ferramentas de calor. Ela estica as madeixas cacheadas e crespas usando apenas elásticos”, explica Gil. A disposição dos acessórios ao longo do comprimento cria uma tensão nos fios, deixando-os um pouco mais lisos, sem perder a definição, e visualmente mais compridos. Aprenda a fazer em casa, antes de dormir:

1- Depois de lavar o cabelo, desembarace delicadamente os fios.

2- Com o cabelo ainda úmido, divida-o em mechas de espessura média e prenda-as com elásticos ao longo do comprimento, mantendo uma distância de cerca de dois dedos entre eles. E atenção: use elásticos revestidos com tecidos, para não danificar a fibra capilar. Outra dica é umedecer o elástico no óleo vegetal (o de coco é uma ótima opção). Com isso, você evita que o acessório absorva a umidade dos seus fios, além de facilitar na hora de tirar.

3- “Deixe-os bem justinhos. Quando for dormir, envolva a cabeça em uma camisa velha para não desmanchar durante a noite”, aconselha Wesley. 4- Pela manhã, retire cuidadosamente os elásticos e finalize com um creme sem enxágue ou silicone!

Fonte: M de Mulher